Abstract:
O jogo de Role Playing Game (RPG) intitulado “Sedentos” foi criado com base na ‘’Carta de 2070’’ para ser utilizado no ensino da matemática como ferramenta didática. Visa contemplar uma dinâmica interdisciplinar para tratar dos eixos social, econômico e ambiental que juntos compõem a temática Sustentabilidade.
O jogo como instrumento pedagógico compreende uma vivência para além da sala de aula, estimula o imaginário e a criatividade, a socialização e a cooperação. A natureza interpretativa do RPG permite aos alunos traçar planos de ação conjunta através de diálogos e troca de ideais com o objetivo de ambientar um cenário, uma história e os desafios a serem enfrentados pelos jogadores-alunos. Uma partida usa poucas peças e muita imaginação para encenar uma história em forma de jogo.
O momento do jogo se configura com os alunos em grupos e é necessário um narrador para ambientar por meio da fala e de objetos decorativos (mapas, desenhos, figuras, imagens, etc) o cenário e o enredo da história. Na primeira intervenção, o professor é o narrador (comumente chamado de mestre) e sua função é orientar, guiar e criar o momento de ambientação.