Abstract:
O processo de ensino aprendizagem na disciplina de ciências visa desenvolver o conhecimento científico, por meio da inter-relação entre teoria e prática, respeitando as vivências e conhecimentos, que os alunos trazem como bagagem para dentro da sala de aula, além de envolver os pais e a comunidade neste processo de ensino (SOUZA, et al, 2014). Para promover a integração entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem elaboramos um projeto que envolvesse a comunidade e a escola, com interação de diversos atores: pais, alunos, professores e a comunidade geral, de forma que todos se beneficiassem. Dessa maneira, pensamos e analisamos a eficiência da criação de hortas comunitárias em terrenos públicos ou particulares, que estivessem abandonados. A popularidade das hortas comunitárias cresce a cada dia, pois um número cada vez maior de municípios cria condições para que estas hortas virem uma prática comum nos centros urbanos. Já que o município ainda não tem uma Lei que ampara a criação de hortas comunitárias, resolvemos criar uma horta piloto com os alunos que estão cursando os nonos anos do Colégio Estadual Monsenhor Eduardo de Palmas/Pr. Com a criação desta horta pretendemos no futuro elaborar um projeto de lei, que visa o auxílio da municipalidade no desenvolvimento de atividades de conscientização das comunidades dos bairros para a alimentação saudável, bem como para a disponibilização de terrenos e recursos, que permitam iniciar os cultivos.