metadataTrad.dc.contributor.author |
Vieira, Caroline Rafaela; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/9694084664560977; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Carniel, Fagner; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/2143992966758829; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Youtube e youtubers: um recurso pedagógico para o ensino de sociologia; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Vivemos um momento nas relações de comunicação que se caracteriza pela diminuição da influência das mídias tradicionais (rádio e televisão) no cotidiano da população média e pelo aumento da influência de mídias consideradas alternativas (Facebook, Twitter, Youtube, etc.). Diante do atual cenário tecnológico e social, o desenvolvimento de perspectivas pedagógicas e de metodologias de ensino que dialoguem com as novas mídias sociais parece ser um desafio urgente para a formação docente em Ciências Sociais. Nesse sentido, esta comunicação assume o Youtube e os youtubers como objetos de reflexão e problematizamos suas potencialidades para o ensino de sociologia.
O Youtube se caracteriza por ter sido uma das primeiras plataformas online a possibilitar o upload e compartilhamento de vídeos. Ele pode ser visto por qualquer pessoa e qualquer uma pode colocar seu próprio vídeo, desde que se cadastre no site. Também não são necessários muitos recursos para se tornar uma pessoa que produz conteúdo de entretenimento a partir dele. Por esses motivos, Henry Jenkins o classifica como uma das instituições de mídias emergentes. Segundo ele, as mídias emergentes não substituíram as mídias já consagradas; pelo contrário, elas se “aliam” em um processo que o autor denomina de “produção cultural de convergências” (Jenkins, 2009; p. 347).; |
metadataTrad.dc.subject |
Novas mídias sociais; Ensino de sociologia; Youtube; |
metadataTrad.dc.type |
Trabalho apresentado em evento; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2017-12-13; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8253; |
metadataTrad.dc.event.title |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |