Autor |
Koepp, Roseli; Souza, Ana Paula Nonato de; Pereira, Jennifer Ricardo; Bahr, Marcos Aurélio; Fontes, Patrícia Neto; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6783700621293994; http://lattes.cnpq.br/2034981862003846; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Esportes radicais: um relato de experiência subprojeto Educação Física- PIBID FURB – Blumenau; |
Resumo |
Os Esportes Radicais nos parece ser pouco estimulado no ambiente escolar, pois ao nos inserirmos nas escolas para a realização de estágios, temos a percepção de que o conteúdo mais tratado nas aulas de Educação Física ainda são os esportes tradicionais. Também percebemos que existem justificativas para não realizar esta prática tais como a falta de conhecimento, medo do aluno se machucar, não haver material e espaço disponível.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) trata as Práticas Corporais de Aventura como uma unidade temática, podendo ser na natureza ou urbanas. As Diretrizes Curriculares Municipais de Blumenau contemplam os esportes radicais como esportes complementares, devendo ser inseridos preferencialmente a partir do quarto ano, “com a utilização dos mais variados implementos e da exploração das possibilidades de movimentos estimulam e propiciam a vivência de ações desafiadoras, valorizando efetivamente o desempenho sem qualquer intenção de perfeição (técnica)” (BLUMENAU, 2012, p. 268)
Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de iniciação a docência de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física, com esportes radicais na Educação Básica na rede pública municipal de Blumenau-SC.; |
Palavras-chave |
Educação física; PIBID; Esportes radicais; Concepções abertas; Iniciação a docência; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8246; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |