metadataTrad.dc.contributor.author |
Debortoli, Luís Antônio; Heinig, Carlos Eduardo; Odorizzi, Alessandra Victória; Pellense, Thiago; Marques, Leonardo Andrei; Oliveira, José Carlos de; Lopes, Maurício Capobianco; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/8048926500838034; http://lattes.cnpq.br/1372813462115875; http://lattes.cnpq.br/8926790940349516; http://lattes.cnpq.br/4351433250058689; http://lattes.cnpq.br/2487859882670844; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Robótica educativa: uma experiência do PIBID interdisciplinar de tecnologias digitais; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Em 2014, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) implementou o subprojeto Interdisciplinar de Tecnologias Digitais do PIBID. Ele tem como objetivo desenvolver projetos e transformar o cenário educacional na inclusão e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Segundo Valente (2014) as TDICs estão sendo usadas como forma de implementar abordagens educacionais com base na aprendizagem ativa, em que há a possibilidade de inverter a sala de aula. Sendo assim, as TDICs auxiliam na realização de tarefas, como na resolução de problemas e no desenvolvimento de projetos, possibilitando que o aluno se torne autor e ativo, deixando de ser um receptor passivo da informação.
A robótica une a construção, o conceito de máquina e a computação, resultando em um robô com autonomia mecânica. A utilização de robôs na ciência não é algo novo e tem tomado espaço no cotidiano, não se mantendo apenas em laboratórios e centros de pesquisa. Por mais que sejam autônomos em alguns aspectos, tais como movimentação e solução de problemas, tratam-se de máquinas e não possuem vida própria. Sendo assim, é necessária a programação por parte de um ser humano para que ocorra seu funcionamento correto.; |
metadataTrad.dc.subject |
Robótica; Educação; Tecnologias; |
metadataTrad.dc.type |
Trabalho apresentado em evento; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2017-12-13; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8203; |
metadataTrad.dc.event.title |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |