RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O olhar dos bolsistas do PIBID/biologia sobre o Asperger, em uma escola pública inclusiva, em Novo Hamburgo – RS

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Nascimento, Lisiane; Siqueira, Carolina;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Quadros, Josiara I. de;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O olhar dos bolsistas do PIBID/biologia sobre o Asperger, em uma escola pública inclusiva, em Novo Hamburgo – RS;
metadataTrad.dc.description.resumo Atualmente a inclusão de pessoas com deficiências ou necessidades educativas especiais tem sido extensivamente discutida no âmbito social e educacional. Neste contexto, podemos referenciar a elaboração de documentos que discutem a questão da deficiência, dentre as quais destacam-se a Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006). Nesta perspectiva, a escola inclusiva deve estar disposta a adaptar seu currículo e seu ambiente físico às necessidades de todos os alunos, propondo-se a realizar uma mudança de paradigma dentro do próprio contexto educacional com vistas a atingir a sociedade como um todo. Neste espaço, a relação professor-aluno com deficiência, deve influenciar a autoimagem desse aluno e o modo como os demais o vêm, trazendo benefícios tanto para ele quanto para o seu grupo com base em um suporte que facilite a todos obter sucesso no processo educacional. Desta forma, a escola para ser considerada inclusiva deve promover as possibilidades e potencialidades de todo e qualquer sujeito, sobretudo aquele com deficiência. (FARIAS et al, 2008).;
metadataTrad.dc.subject Educação; Inclusão; Autismo; PIBID;
metadataTrad.dc.type Resumo de evento;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-12-13;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8196;
metadataTrad.dc.event.title II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics