Mostrar el registro sencillo del ítem
metadataTrad.dc.contributor.author | Gonzaga, Rhaysa Terezinha; Hinkel, Joice; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1524807398918052; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor | Regiani, Anelise Maria; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0122537220068653; |
metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.language | pt_BR; |
metadataTrad.dc.title | Feira de ciências como espaço de formação de professores - uma perspectiva PIBID; |
metadataTrad.dc.description.resumo | O ensino de ciências no Brasil era caracterizado em meados dos anos 50 por uma metodologia em que a verbalização e as aulas teóricas eram características presentes, sendo que este mesmo modelo para países avançados nessa área. No final da década de 50, se começa a pensar nas maneiras para atrair os jovens para as carreiras científicas, surgindo então os “projetos de ensino”. No Brasil, apesar da metodologia de verbalização continuar presente, em 1963 com a constituição dos centros de ciências, a atuação do Instituto Brasileiro de ensino em cursos empresariais (IBECC) e também a criação da Fundação Brasileira para o desenvolvimento do ensino de ciências (FUNBEC), o que proporciona a origem de atividades como, por exemplo, as feiras de ciências e os clubes de ciências. A importância das feiras de ciências atualmente está relacionada com a demonstração de que a ciência está em processo, que ela é uma forma de pensar e ajudar na solução de problemas. (MANCUSO, 2006).; |
metadataTrad.dc.subject | Feira de ciências; Formação de professores; Perspectiva PIBID; |
metadataTrad.dc.type | Trabalho apresentado em evento; |
metadataTrad.dc.date.issued | 2017-12-13; |
metadataTrad.dc.rights | openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8190; |
metadataTrad.dc.event.title | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |