Resumen:
O PIBID é de extrema importância para formação dos futuros docentes, oportunizando para muitos acadêmicos suas primeiras experiências no cotidiano escolar, além de ter contribuído para diminuir o evasão nas universidades e nos cursos de licenciatura (apesar de este não ser seu objetivo).
Neste sentido o presente artigo visa demostrar a importância do papel do programa PIBID para formação docente no curso de Geografia da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Para o Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), ter êxito e cumprir com seus objetivos, o subprojeto do curso de Geografia Licenciatura vai as escolas e realiza junto a professores (as) titulares um trabalho conjunto. Unindo forças, estes dois meios, professores e acadêmicos fazem um importante papel na realização da formação do aluno, e consequentemente na formação do acadêmico, muito se ganha dos dois lados, sendo que (acadêmicos e alunos) saem do dia-a-dia monótono e interagem para um melhor aprendizado.