Resumen:
O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é um programa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior) que contribui para a valorização do magistério inserindo os bolsistas no cotidiano da rede pública escolar.
Este trabalho relata as atividades do grupo de bolsistas que atuam no Colégio Estadual Júlio de Castilhos com turmas de1º e 2° ano do Ensino Médio na disciplina de Biologia (ciências da natureza e suas tecnologias). Em questão a rede pública estadual de educação do rio grande do sul, visando um melhoramento das aulas de ciências da natureza, bem como o aproveitamento dos espaços escolares para a aprendizagem dos alunos.
As atividades experimentais são práticas pedagógicas que qualificam o trabalho do professor e contribuem para uma aprendizagem significativa dos alunos, colaborando para aprimorar os conhecimentos adquiridos possibilitando a construção de atividades contextualizadas e interdisciplinares, assim como sugerem os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais). Os protocolos para as aulas experimentais são discutidos, planejados e aplicados, não para comprovar teorias aos alunos sobre os conteúdos, mas que levem o aluno a atribuir conceitos científicos que foram desenvolvidos nas atividades experimentais ao seu cotidiano, pois, a aprendizagem cabe àqueles que sintam a necessidade do aprender (FREIRE, 1986).