Resumen:
Esta pesquisa se desenvolve no âmbito dos estudos sobre midiatização e tem como foco a complexificação das atividades interacionais constituídas entre atores sociais em produção e recepção. A partir de estudo de caso midiatizado, busca-se compreender os tipos de vínculos interacionais que se organizam nos circuitos engendrados entre a blogueira Camila Coelho e seus coletivos no YouTube, eleito como zona de contato, lugar onde tais relações são tecidas. A pesquisa estrutura-se em torno de quatro capítulos: dois compreendem o quadro teórico-conceitual; um terceiro trata especificamente da natureza do caso midiatizado; e, por fim, um último desenvolve a análise do funcionamento dos processos interacionais. O exame dos materiais é sistematizado em três fases, que abrangem o período de julho/2010 a dezembro/2018, nas quais se manifestam as articulações que apontam para: o processo de transformação de Camila Coelho em celebridade e a mutação dos modos de ser dos seus coletivos. Os resultados da investigação indicam que o processo associa diferentes características dos atores sociais envolvidos – em produção e recepção – complexificando a natureza da interação desenvolvida, em termos discursivos e interacionais. Distintas operações mostram, segundo suas próprias lógicas, a celebrificação da blogueira, enquanto algumas marcas também destacam as transformações dos coletivos, no âmbito da zona de contato.