Autor |
Bora, Michele Regina; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8471239570114316; |
Orientador |
Silva, Manuel Moreira da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7628646980025429; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Fernando Pessoa nas aulas de filosofia Fausto: a tragédia da falta do sentido; |
Resumo |
Este trabalho discute, de início, o problema do conhecimento desenvolvido na obra Fausto – Tragédia Subjetiva, de Fernando Pessoa; a rigor, apresenta o questionamento do personagem Fausto à insuficiência da racionalização, tal como esta se desenvolve a partir da modernidade, no que toca à questão mais fundamental do ser humano enquanto pensante: a existência. Além disso, o presente trabalho se constitui igualmente como um resultado de uma intervenção prática, sob a forma de uma experiência didático-pedagógica, no âmbito do Subprojeto Filosofia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – da Unicentro/PR, em realização no Colégio Visconde de Guarapuava, em Guarapuava/PR.; |
Palavras-chave |
Ensino; Racionalidade; Existência; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7815; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |