Resumo:
Pesquisas sobre como a aprendizagem se torna socialmente demonstrada por meio da fala-em-interação em contextos distintos dos de sala de aula convencional (i.e., professor/a ensina e aluno/a aprende) ainda são escassas no Brasil. Considerando a relevância de investigações dessa natureza para a descrição das ações que revelam os processos de aprendizagem, este estudo tem como objetivo analisar e descrever como acontece a aprendizagem por meio do fenômeno de construção conjunta de conhecimento, em grupos de aprendizes do curso de Especialização em Vigilância em Saúde (EVS), promovida pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa em parceria com o Ministério da Saúde. O corpus utilizado contempla um projeto de pesquisa maior, coordenado por Kuchenbecker e Ostermann (2017), e advém da gravação audiovisual de encontros do curso EVS, realizados entre agosto e dezembro de 2017. Os resultados da pesquisa apontam que a construção conjunta de conhecimento entre pares é realizada por meio de ações verbais, tais como identificação de problema, sugestão, justificativa, avaliação, explicação, formulação e, por fim, convite para o fechamento da construção. Além de ações verbais, há ações corporificadas por parte dos/as aprendizes durante esse processo, tais como: registro das construções; apagamento do que já tinha sido construído e (re)escrita do novo conhecimento construído no flip chart; apontamento para o flip chart; direcionamento de olhar para o grupo; direcionamento de olhar para o flip chart; e assentimento. Por fim, esta pesquisa contribui para a descrição do fenômeno construção conjunta de conhecimento entre pares para além de sala de aula convencional, descrevendo as ações verbais e corporificadas realizadas pelos/as aprendizes que trabalham, sem ajuda de um par mais expert, na busca de resoluções de problemas. Ainda, a investigação contribui para a expansão dos estudos sobre aprendizagem sob a perspectiva teórico-metodológica da Análise da Conversa no Brasil.