Abstract:
Esta pesquisa investigou fatores potencializadores da Gestão do Clima Escolar no ano final do Ensino Fundamental II (EFII) do Colégio Nossa Senhora Medianeira (CNSM), Curitiba/PR - Brasil. Identificaram-se condições para formação de/em uma comunidade de liderança que envolvesse diferentes sujeitos da instituição buscando viabilizar uma presença investigativa cíclica, sistêmica e cooperativa capaz de realizar, de modo autoconstitutivo, autoavaliativo e continuamente problematizador, a Gestão do Clima na referida Escola, mitigando sua inerente degenerescência (MORIN, 2011a). Empregou-se desenho metodológico de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório-descritivo, adotando estrategicamente a pesquisa-ação, fundamentada em Thiollent (2011) e Coughlan e Coghlan (2002). Os dados foram tratados via análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). Participantes do processo compuseram três subgrupos derivados de um grande grupo de sujeitos influentes no Clima Escolar do 9º ano do CNSM: 1) estudantes do 9º ano e do grêmio estudantil; 2) educadores; 3) equipe de coordenação. Para todos os subgrupos utilizou-se como critério a heterogeneidade dos envolvidos, provocando ambiente de cooperação, no qual a interdependência dos sujeitos gerasse comprometimento com o êxito coletivo e pessoal (JOHNSON; JOHNSON, HOLUBEC, 2007). Para os dois primeiros subgrupos, o processo de pesquisa-ação ocorreu por meio de Grupos de Reflexão, enquanto que para o terceiro adotou-se a função de monitoramento transversal e simultâneo à ação dos demais subgrupos. Os Grupos de Reflexão possuíam processo cíclico estruturado, proporcionando problematização do Clima Escolar no campo de pesquisa, elaboração de planejamento de ações, implementação do planejamento, (auto)avaliação do processo e proposição de um novo ciclo. A pesquisa corroborou a visão paradigmática da Gestão Educacional (LÜCK, 2015) em confluência com o pensamento complexo (MORIN, 2011a; 2011b; 2015), com a concepção de escola cooperativa (JOHNSON; JOHNSON, 1994; 1995; 1999; JOHNSON; JOHNSON, HOLUBEC, 2007), além do teorizado acerca da formação de liderança (KOMIVES et al., 2005; CABRAL; SEMINOTTI, 2009). A análise integrada de resultados, oriundos dos distintos movimentos da pesquisa-ação, apontou ausência de cultura de problematização sistemática do Clima Escolar no CNSM com tendência à sua secundarização. Também constatou necessidade de se considerar uma releitura de tempos e espaços de reflexão e de proposição de ação coletiva, como forma de proporcionar, institucionalmente, maior fluidez de ideias e adesão dos sujeitos à transformações que realmente desafiassem o status quo. Limitações da pesquisa incluíram dificuldades em se ampliar a discussão acerca do Clima e a capilaridade de participação para a totalidade da comunidade, em vista da multiplicidade de pautas institucionais para gestores e docentes, além de uma dinâmica curricular que exigiu do pesquisador busca por espaços intersticiais de modo a assegurar a execução da pesquisa-ação. Possibilidades de aprofundamento da pesquisa envolvem: a) investigação acerca da fidelização de estudantes e educadores da instituição via desenvolvimento de competências de liderança desses sujeitos; b) proposta de formação de/na liderança discente, proporcionadora de construção cooperativa de diretrizes de ações nos diferentes níveis escolares em espiralidade, com vistas à resultados de excelência humana e acadêmica no CNSM.