Abstract:
Essa pesquisa tem por objetivo analisar a complexidade das juventudes contemporâneas, em suas novas relações com o tempo e espaço, com o conhecimento e com a aprendizagem, na perspectiva de motivar a reflexão e a busca por pressupostos que favoreçam a reinvenção das práticas pedagógicas no Ensino Médio. Para tanto, no seu referencial teórico, essa dissertação apresenta uma discussão sobre a Contemporaneidade e seus desafios, aprofunda os estudos sobre o perfil do jovem de Ensino Médio na Contemporaneidade, discute o conceito de juventude(s) a partir das pedagogias culturais e dos processos de midiatização e apresenta algumas provocações sobre os processos de escolarização que devem ser (re)pensados a partir de suas continuidades, descontinuidades e rupturas. Entre os principais autores estudados destacam-se: Bauman (2001), Harvey (1992), Castells (1999), Costa (2005), Fischer (2012), Masschlein e Simons (2017), Dayrell (1996), Sousa (2014), Severo (2014), Pais (2006), dentre outros. A empiria foi coletada/produzida a partir de dois instrumentos de pesquisa, o questionário e o grupo focal, que propiciaram uma aproximação e escuta dos jovens de Ensino Médio. O questionário focou em três temáticas: a relação e as percepções dos estudantes de Ensino Médio sobre a escola; como o jovem de Ensino Médio aprende no contexto atual – aulas, métodos e abordagens; o uso do tempo pelos jovens de Ensino Médio e a relação com a internet e a aprendizagem. O grupo focal objetivou aprofundar aspectos relacionados às três temáticas pesquisadas inicialmente por meio do questionário, favorecido pela escuta possibilitada nos encontros realizados. Muitas análises e visões apresentadas pelos jovens evidenciam a complexidade e as contradições inerentes ao contexto escolar e à sociedade em geral. As considerações finais acenam para a construção de pressupostos norteadores que possibilitem a (re)invenção das práticas pedagógicas no Ensino Médio do Colégio Medianeira, trazendo elementos e referenciais que podem ser desdobrados no cotidiano escolar a partir de ações da equipe diretiva e do corpo docente da escola. Percebe-se, a partir disso, a necessidade de ampliar o repertório de informações dos profissionais que atuam na escola sobre o contexto e as juventudes que nos chegam, possibilitando maior compreensão de quem são, como pensam, o que querem, como aprendem e que tipo de projeto de vida e Educação podemos pensar para eles, e também para nós, profissionais da área da educação. Além da dissertação de um modo geral, o mapeamento realizado a partir do questionário – cujas respostas foram aprofundadas no grupo focal – que nos dá uma “visão do todo” do perfil do jovem do Ensino Médio do Colégio Medianeira e os pressupostos norteadores construídos a partir da analítica empreendida se caracterizam como o produto final do presente estudo.