RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A implementação da iniciação científica como um novo componente curricular no colégio Antônio Vieira: um relato de experiências

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Oliveira, Andréa da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silva, Rodrigo Manoel Dias da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9524885475616516;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title A implementação da iniciação científica como um novo componente curricular no colégio Antônio Vieira: um relato de experiências;
metadataTrad.dc.description.resumo O relato aqui proposto pretende explanar de que forma a implementação de um novo componente curricular, a Iniciação Científica, surge com uma perspectiva de inovação das práticas pedagógicas vigentes no Colégio Antônio Vieira. Ele vem com o objetivo de pensar o aluno na sua formação integral e pretende trabalhar a produção científica de maneira interdisciplinar, mais abrangente, no que concerne a produção de ciência nas mais diversas áreas, e não apenas limitá-la a um constructo exclusivamente oriundo da disciplina Ciências. Vislumbrado a partir da percepção de um trabalho de Ciências ainda incipiente, no que tange à pesquisa produzida em prol do bem-comum, e constatando que a formação investigativa da ciência educacional voltada para a cidadania centrava-se no uso do laboratório de Ciências como mero exercício prático de teorias construídas em sala de aula, o novo componente curricular surge como um importante paradigma educacional centrado na aprendizagem e na formação de estudantes críticos e investigativos.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present report intends to explain how the implementation of a new curriculum component, the Scientific Initiation, emerges with a perspective of innovation on the current pedagogical practices at Antônio Vieira School. It comes with the purpose of thinking the student in his/her full formation and intends to work the scientific production in an interdisciplinary way, more comprehensive, in what concerns the production of science in the most diverse areas and not only to limit it to a construct exclusively coming from the Science discipline. Realizing from the perception of a still incipient Science work, refered to research produced for the common good, and stating that the investigative formation of educational science aimed for citizenship centered on the use of the science laboratory as a mere practical exercise of theories built in the classroom, the new curricular component emerges as an important educational paradigm centered on the learning and formation of critical and investigative students.;
metadataTrad.dc.subject Iniciação científica; Interdisciplinaridade; Componente curricular; Inovação; Scientific initiation; Interdisciplinarity; Curricular component; Innovation;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7505;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics