Abstract:
O objetivo deste estudo é analisar os fatores para a permanência dos estudantes ingressantes, por vestibular, em Cursos de graduação presenciais, durante o primeiro ano, em uma Universidade privada, sem fins lucrativos. O referencial teórico apresenta uma abordagem sobre a trajetória da democratização do ensino superior no Brasil, o universitário como estudante e trabalhador e a produção acadêmica nacional e internacional sobre a persistência e a permanência estudantil no primeiro ano de ingresso no ensino superior. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso, e, como plano de ação, realizou-se a análise de conteúdo, que possibilitou o tratamento dos dados de forma que a análise quantitativa, coletada por meio de pesquisa documental acerca do perfil do ingressante e a relação entre desempenhos no vestibular e acadêmico, bem como a análise qualitativa, obtida a partir das entrevistas com estudantes, Coordenadores de Curso e Gestão Acadêmica, fossem categorizadas e interpretadas. Foi possível também analisar o cenário de ingresso da Instituição, a relação entre o perfil do ingressante e os desempenhos no vestibular e acadêmico, bem como conhecer a trajetória dos estudantes no ano de ingresso no ensino superior. Como resultado, os fatores de permanência do ingressante na Instituição foram desdobrados, a saber: apoio, envolvimento e adaptação acadêmica, ações para a permanência e aprendizagem. Além disso, essas informações compreendem uma proposta de intervenção para a predição da permanência, que engloba o acompanhamento da média geral de notas, das médias das disciplinas cursadas no 1º. e 2º. semestres, das taxas de desistência e de permanência, além da realização de uma pesquisa de opinião com estudantes sobre os fatores de permanência. Espera-se que, com a implementação deste modelo de predição, a Universidade consiga aprimorar ações de retenção junto aos ingressantes.