Resumo:
O feedback corretivo oral, em uma perspectiva sociocultural, é entendido como um elemento central para professores de línguas estrangeiras ajudarem o aprendiz a alcançar a autorregulação. Uma vez que o feedback corretivo possibilita a construção conjunta de uma zona de desenvolvimento proximal (ZDP), enfatiza-se a importância de variar os tipos de feedback oferecidos, reformuladores e elicitativos, favorecendo a estes, pois ajudam o aprendiz a assumir a responsabilidade pela correção de seus próprios erros. Este estudo objetiva contribuir para o desenvolvimento profissional de docentes de inglês como língua estrangeira e, conforme a perspectiva sociocultural, abordar e desenvolver conceitos científicos sobre o feedback corretivo oral. A investigação envolveu duas professoras de língua inglesa de uma escola pública em uma pesquisa-ação colaborativa, durante um semestre letivo. O estudo explora a pesquisa-ação colaborativa, estreitamente relacionada aos conceitos socioculturais da mediação e da ZDP, e propõe a zona de desenvolvimento proximal de docentes de língua estrangeira (ZDPD-LE), definida como a distância entre o que um professor de língua estrangeira faz em sua sala de aula e o que pode fazer quando estrategicamente mediado. A pesquisa fez uso da triangulação para a coleta e a análise dos dados, os quais foram coletados por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas, observações em sala de aula, gravações em áudio e vídeo das aulas observadas, sessões autoscópicas e uma entrevista em grupo não estruturada. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo e pela análise da interação. Os resultados evidenciaram que, antes da pesquisa-ação colaborativa, as duas professoras utilizavam, predominantemente, feedback reformulador, especialmente recast, e eram contrárias ao fornecimento de feedback corretivo imediato. Além disso, elas ofereciam apenas alguns dos vários tipos de feedback corretivo. Os resultados do estudo revelaram que as professoras participantes internalizaram conceitos científicos e, como consequência, alteraram suas compreensões e o modo como fornecem feedback corretivo oral. Os resultados desta investigação ressaltam a importância da implementação de oportunidades, tais como as propiciadas por uma pesquisa-ação colaborativa, para professores em serviço se engajarem e refletirem sobre suas práticas de feedback corretivo oral, como forma de apoiar e promover o desenvolvimento profissional de professores de inglês como língua estrangeira.