Resumen:
Com as recentes crises hídricas ocorridas no Brasil, os consumidores de energia elétrica residencial, podem buscar outras tecnologias para o fornecimento, como é o caso da energia solar fotovoltaica. Além disso, a questão econômica e ambiental faz com que seja crescente o interesse nas chamadas tecnologias verdes de geração de energia. Neste sentido, a energia solar fotovoltaica é considerada uma das tecnologias energéticas mais promissoras por especialistas no mundo todo, porém a adoção da energia solar fotovoltaica no Brasil, ainda representa uma parcela muito pequena na fonte energética nacional. Portanto, neste estudo, se explorou fatores influenciadores que têm um efeito significativo sobre as intenções de uso de usar esta nova tecnologia. Foram relacionados os fatores orientação para inovação, consciência ambiental, qualidade do sistema, confiança percebida, conhecimento, para determinar a atitude e intenção de uso da energia solar fotovoltaica. Diante deste contexto, este estudo tem como objetivo propor e testar um modelo teórico para analisar alguns fatores influenciadores para a adoção da energia solar fotovoltaica. Para alcançar este objetivo, foi coletado dados através de uma survey com 420 respondentes. Após, os resultados foram analisados por meio de um método de modelagem de equações estruturais ao modelo de pesquisa proposto. Esta pesquisa indicou que três fatores positivos, que compreendem a orientação para inovação, consciência ambiental e a qualidade do sistema, contribuem significativamente para determinar a atitude do público em relação à tecnologia de energia solar fotovoltaica. A intenção de usar a tecnologia também foi determinada por três variáveis positivas (atitude, confiança percebida e conhecimento). Com isto, todas as hipóteses propostas neste modelo conceitual foram confirmadas. Com base em achados empíricos deste estudo, as implicações e sugestões são apresentadas e discutidas neste trabalho.