Resumen:
Esta dissertação constrói o conceito de sem-rosto. Trata-se de uma cartografia realizada na TV aberta brasileira, particularmente, no SBT e na Rede Globo, com o objetivo de encontrar imagens nas quais o rosto é escondido com algum recurso audiovisual. Longe de pensarmos que se trata da ausência de rosto, pensamos o sem-rosto como uma atualização (DELEUZE, 2004) do rosto nos mundos televisivos, construído de forma tecnocultural, em uma cultura para a qual o rosto é uma questão central de identidade. A pergunta que acompanhou toda a pesquisa foi, então, quais os sentidos identitários que o sem-rosto adquire no interior dos mundos televisivos e o que ele diz sobre a televisão e sobre a tecnocultura contemporânea? Para responder a pergunta e decodificar o sem-rosto nos mundos televisivos, adotamos a Metodologia das Molduras (KILPP, 2010) e os seus procedimentos de intuição, flaneuria, cartografia, desconstrução e dissecação e os seus eixos de molduras, ethicidades e imaginários. Para pensar a televisão e as suas imagens e montagens, nos auxiliamos dos autores Flusser (2011), Eisenstein (2002b), Aumont et al. (1995), Aumont e Marie (2003), Canevacci (2009) e Kilpp (2003, 2010). Para pensar o rosto, foi importante o auxílio de Deleuze (1984), Deleuze e Guattari (1996), Canevacci (2009) e Gomes (2016). Para a análise, escolhemos alguns tempos televisivos que tem a presença de sem-rosto no SBT e na Rede Globo como corpus pela diversidade de sentidos dados entre essas emissoras e entre os sem-rosto abordados. Entre as conclusões, percebemos que o sem-rosto, ao mesmo tempo em que se esconde o rosto, aponta para o rosto ocultado. Esta dinâmica audiovisual resulta em uma imagem-afecção (DELEUZE, 1984), uma qualidade de todo o programa e de toda a TV, uma audiovisualidade. É possível chegar a essa audiovisualidade pela desconstrução de um conjunto de rostos que estão moldurando aquele sem-rosto, entre outros, o rosto da emissora e o do programa, junto com os imaginários convocados nessas relações todas.