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O papel dos múltiplos atores no design para mudança de comportamento

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Autor Almeida, Henrique Bittencourt;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6724430543422505;
Orientador Scaletsky, Celso Carnos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6525779922201302;
Co-orientador Costa, Filipe Campelo Xavier da;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/7106471704531411;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O papel dos múltiplos atores no design para mudança de comportamento;
Resumo Desconstruir hábitos e comportamentos negativos que já estão impregnados na rotina das pessoas e transformá-los em algo positivo para elas é uma tarefa complexa. A percepção da importância dessa problemática, fez com que os designers iniciassem a busca pelo conhecimento acerca da temática no campo da psicologia comportamental, levando, assim, ao surgimento de um campo reconhecido como design para mudança de comportamento “DfBC”. Identificou-se que as pesquisas até então estabelecidas, abordavam brevemente o papel e a participação de todos os atores (designer, usuário e profissionais de outras áreas do conhecimento) no processo de projeto. A partir dessa percepção, surge o problema de pesquisa: como o designer e os demais atores podem contribuir no processo de projeto, na perspectiva do design para a mudança de comportamento? Para responder essa pergunta, o objetivo da presente pesquisa é analisar como o designer e os demais atores podem contribuir no processo de projeto, na perspectiva do design para a mudança de comportamento. Para o método foram elaboradas estratégias e materiais para posterior aplicação em três ciclos de workshops. Após, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, para posterior análise através da técnica de análise de conteúdo. Conclui-se que o fornecimento dos materiais e as dinâmicas aplicadas, podem estimular as relações entre os múltiplos atores de diferentes maneiras. Observou-se que os designers e as psicólogas dividiram as tomadas de decisão e a liderança do grupo ao longo do processo projetual. Por sua vez, as usuárias atuaram como informantes de suas experiências, porém, suas atuações foram cercadas por conflitos e contradições. Os conhecimentos técnicos das nutricionistas mostraram-se úteis ao longo do processo, no entanto, esse ator teve uma participação menos ativa que os demais participantes. Diante dessas observações, conclui-se que três perfis de atores devem estar sempre presentes em projetos de DfBC, independente da temática projetual, que são eles: (i) designer; (ii) usuário e (iii) psicóloga. No entanto, um quarto ator para integrar o grupo deve ser agregado, o especialista da área específica da temática do projeto. São apresentadas também, diretrizes a serem aplicadas em projetos que envolvam profissionais dessas diferentes áreas do conhecimento. Por fim, são expostos conteúdos que podem ser abordados em estudos futuros acerca do design para mudança de comportamento e a participação de diferentes atores em processos projetuais.;
Abstract Deconstructing habits and behaviors that are already impregnated in people’s routine and turn it into something positive for them are complex tasks. The perception of this problematic's importance had risen the designers to start the search for knowledge about the subject in the field of behavioral psychology, thus leading to the emergence of a field recognized as design for behavior change "DfBC". Therefore, it was identified that the research established until then, briefly addressed the role and the participation of all the actors (designer, user and professionals from other knowledge areas) involved in the design process. From this perception on, the present research approached how the designer and the other actors can contribute in an interdisciplinary way to the project process, into the design perspective for behavior change. The methodological course included the elaboration of strategies and materials for later application in three cycles of workshops. After this, semi-structured interviews were carried out, for later analysis through the technique of content analysis. Its concluded that supply of materials and tools, can stimulate the relationships between these actors in different manners. It was observed that designers and psychologists divided decision making and group leadership throughout the design process. In turn, the users acted as informers of their experiences, but their actions were surrounded by conflicts and contradictions. The technical knowledge of the nutritionists were useful throughout the process, however, this actor had a less active participation than the other participants. In view of these observations, it is concluded that three profiles of actors must always be present in DfBC projects, regardless of the design theme, are: (i) designer; (ii) user and (iii) psychologist. However, a fourth actor to join the group should be aggregate, the specialist of the specific area of the project theme. Also presented are guidelines to be applied in projects involving professionals from these different areas of knowledge. Finally, design guidelines are proposed that objective to stimulate and contribute to future studies about design for behavior change and the participation of different actors in project processes.;
Palavras-chave Design para mudança de comportamento; Processo de projeto; Codesign; Workshop; Papel dos atores; Design for behavior change; Project process; Codesign; Workshop; Role of actors;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-08-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7445;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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