Resumen:
Este trabalho tem por objetivo geral propor um conjunto de diretrizes para a elaboração de estratégias de inovação organizacional para que os pequenos negócios atendam o mercado da base da pirâmide socioeconômica (BoP) do Rio Grande do Sul. O mesmo se apoiou em lacunas acadêmicas relacionadas à necessidade de avanços nas pesquisas sobre inovação organizacional executadas por pequenos negócios, a necessidade de compreender as dinâmicas de inovação em empresas que fornecem produtos para a base da pirâmide (a camada econômica mais vulnerável da sociedade) e investigar como a inovação organizacional pode aumentar a capacidade de inovação e desenvolvimento de produtos nos pequenos negócios. Considerou ainda, a importância social e econômica dos pequenos negócios para o desenvolvimento regional e do país, uma vez que respondem por parte significativa da sua economia. O framework teórico apresenta dados relacionados a inovação; mercado emergente potencial: a base da pirâmide; e inovação organizacional e pequenos negócios. Como método de pesquisa foi adotado o estudo de caso múltiplo, com caráter exploratório e descritivo e abordagem qualitativa, aplicado em 25 pequenos negócios atuantes no agronegócio, ramo alimentício e localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Os principais resultados sinalizam que existe uma fragilidade no que tange ao desenvolvimento de produtos específicos ao atendimento das classes sociais menos favorecidas por parte dos pequenos negócios e reforçam a potencialidade de mercado em ambientes de restrição financeira e cultural, no entanto falta direcionamento para a definição de estratégias eficazes. Além disso, torna-se evidente que os pequenos negócios podem corroborar com o desenvolvimento econômico e social da base da pirâmide através do fornecimento de produtos que atendam as suas necessidades e também gerando emprego e renda para a população situada na BoP. Para tanto, um conjunto de diretrizes foram organizadas com base nos constructos retirados do framework teórico: configuração organizacional; desenvolvimento de produto; estratégias de marketing e vendas; e cadeia de suprimento, abastecimento e sustentabilidade. Tais diretrizes visam direcionar o desenvolvimento das estratégias efetivas de inovação organizacional para que os pequenos negócios atuem na BoP, facilitando a tomada de decisão e tornando-os mais competitivos e lucrativos neste nicho de mercado.