Abstract:
A evolução do conhecimento, dos modelos econômicos e da gestão organizacional torna cada vez mais relevante a agilidade das informações, a cooperação, coordenação e uma forte interação entre todos os envolvidos na busca de melhores resultados. É neste contexto que o presente estudo busca identificar e diagnosticar a sinergia empresarial, tendo como alvo melhorar o seu desempenho global. A possibilidade de obter ganhos globais maiores que a soma dos ganhos locais – efeito “2 + 2 = 5” anima as pesquisas e as Organizações na busca dos caminhos que levam a este efeito, bem como na busca de ferramentas que auxiliem no diagnóstico e na tomada de decisão estratégica. É nesse sentido que esta pesquisa visa contribuir, tendo como objetivo medir a percepção do grau de sinergia empresarial em instituições constituídas de multiunidades de negócio por intermédio da via da integração, desenvolvendo, aplicando e avaliando um instrumento de medição. A pesquisa foi desenvolvida partindo-se de um estudo bibliográfico para identificar ferramentas já validadas no meio acadêmico e empresarial, a fim de compor um instrumento de medição que congregue cinco dimensões de sinergia e que seja adequado à Organização objeto de estudo de caso. Uma vez selecionadas as ferramentas, partiu-se para a construção de uma nova ferramenta, validando e aplicando a mesma em uma instituição confessional de ensino composta por várias Unidades de Negócio. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem qualitativa tendo seus objetivos orientados à descrição das características de um determinado fenômeno. Quanto aos procedimentos técnicos para a obtenção dos dados, está alicerçada no estudo de caso, avançando para a proposição de um instrumento de medição da percepção do grau de sinergia. Quanto aos resultados obtidos, considera-se que a pesquisa cumpriu seu objetivo, uma vez que foi possível identificar a percepção do grau de sinergia da Organização, das dimensões e dos itens de medição, sinalizando, através desse desdobramento, quais pontos poderão ser abordados pela Organização para melhorar o seu desempenho através das variáveis contempladas no escopo desta pesquisa. Compreende-se, também, que a pesquisa possibilitou disponibilizar uma ferramenta que indique a percepção dos respondentes perante: i) a prontidão das Unidades de Negócio para a cooperação; ii) a qualidade da gestão à luz das redes de cooperação; iii) a intenção para a adoção das boas práticas de governança corporativa; iv) a gestão e operacionalização integrada de ações de impacto social e ambiental; e v) a adoção do compartilhamento de serviços como uma forma de implementar ganhos através de sinergias. A pesquisa também possibilita evidenciar a assimetria das percepções entre a alta administração e a operação no que tange à integração e cooperação entre as Unidades de Negócio. E, por fim, a pesquisa deixa à disposição uma ferramenta de apoio ao monitoramento das ações estratégicas das Organizações perante a busca de melhores resultados através de Sinergias.