Abstract:
A presente pesquisa aborda temas relativos às concepções de educação, aos desafios educacionais contemporâneos, globalização, políticas públicas socioeducacionais, educação popular e exclusão/inclusão social, tendo como foco central da investigação a Proposta Educativa do Movimento de Educação Popular e Promoção Social Fé e Alegria, localizado no município de Palhoça SC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza como fontes de coleta de dados a análise documental, a observação participante e entrevistas com trabalhadores sociais de Fé e Alegria SC, sendo empregada como metodologia para análise dos dados a análise de conteúdo. A pesquisa busca encontrar respostas ao problema de que forma a Fundação Fé e Alegria SC desenvolve sua proposta de Educação Popular junto às crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social no período do contraturno escolar. O objetivo geral consiste em analisar a proposta de Educação Popular da Fundação Fé e Alegria SC, com ênfase na formação de uma identidade emancipatória na vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que frequentam as atividades de contraturno da Instituição, a partir da atuação de seus trabalhadores sociais (funcionários, educadores e gestores) com vistas a elaborar uma proposta de formação permanente. Constituem os objetivos específicos: investigar como ocorre a formação dos trabalhadores sociais da Fundação Fé e Alegria SC na perspectiva da Educação Popular, conhecer a concepção de Educação Popular de Fé e Alegria através da análise de documentos institucionais e analisar, através dos discursos dos participantes da pesquisa (trabalhadores sociais de Fé e Alegria SC), como a proposta de Educação Popular da Instituição ocorre no cotidiano. O estudo concluiu que existem indícios, a partir dos sujeitos participantes da pesquisa, de elementos de emancipação e transformação social na vida das crianças e adolescentes, embora frágeis. A Instituição tem sido espaço importante de proteção social para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que a frequentam, impedindo que as mesmas fiquem expostas a situações de violência física e psicológica caso estivessem na rua ou mesmo em casa, colaborando, desse modo, na garantia de direitos sociais dessa parcela da população. O grupo de educadores entrevistados, refletindo sobre suas experiências docentes, constatou que a proposta educativa da Instituição é teoricamente bem elaborada, demonstrou conhecer a proposta educativa institucional, porém salientam que não está havendo condições de praticar o que ali está indicado. Como resultado, este estudo propõe a adoção, por parte da unidade de Fé e Alegria SC e dos demais centros socioeducativos de Fé e Alegria no Brasil, de um projeto permanente de formação de seus trabalhadores sociais na perspectiva da Educação Popular.