Resumen:
O Big Data é uma realidade social, com crescente impacto nos negócios. Entretanto, uma pesquisa realizada com executivos americanos de grandes corporações identificou uma baixa capacidade no aproveitamento efetivo dessa oportunidade de inteligência competitiva em suas empresas. Ao aprofundar o entendimento desse contexto, a partir da perspectiva de Orientação para o Mercado, a presente dissertação apresentou uma análise exploratória sobre a atual capacidade de grandes empresas com atuação nacional em absorver valor do Big Data, focando sua atenção num tipo específico de conteúdo, chamado Dado Não-Estruturado. Como resultado, identificou-se que as empresas estudadas se encontram em um momento peculiar para a gestão moderna de Orientação para o Mercado, uma espécie de processo evolutivo e de transição na compreensão e aproveitamento desse dilúvio de dados. Tal momento de adaptação é ainda reforçado por uma tendência para o uso de dados mais espontâneos dos consumidores.
Neste estudo inicialmente são apresentadas cinco dimensões desse momento peculiar, abordando sistematicamente quesitos relacionados à organização interna; fornecedores e perfis de investimentos; adaptações internas; entre outros achados estratégicos. Após, também é detalhada a atual caminhada na efetiva compreensão do Big Data, a partir das práticas possíveis identificadas nesse contexto empresarial.