Resumen:
Apreender uma nova língua é uma tarefa que muitos buscam realizar seja por necessidade profissional ou pessoal. O mundo está cada vez mais interligado em função dos dispositivos móveis e redes sem fio, e pode facilitar o processo educacional e a aprendizagem de idiomas. Considera-se que a computação ubíqua aplicada à educação pode contribuir com processo de aprendizagem por meio de suas aplicações e ambientes os quais retratam uma realidade permeada de computadores. O modelo Ubilang utiliza uma base de dados externa de localização para fornecer conteúdo de aprendizagem contextualizada com uso de ontologias construídas a partir dos contextos do usuário. Sua funcionalidade é realizar busca de elementos externos para potencializar o aprendizado no ambiente do aprendiz. Como principal contribuição este trabalho propõe um modelo computacional de aprendizagem ubíqua de idiomas com ciência de contexto chamado Ubilang que utiliza como referência informações de contexto associado a uma base de dados externa de localização a fim de fornecer conteúdo de aprendizagem contextualizada. O modelo foi avaliado por meio de protótipo que utilizou como base os contextos de localização e tempo por meio de análise de cenário. Os resultados foram positivos quanto à aplicação do modelo Ubilang para disponibilizar conteúdo com base na localização e horário do aprendiz. Foi encontrado uma sensível diferença quanto a disponibilidade de conteúdo quando a seleção foi realizada por horário.