Resumen:
O surgimento das novas tecnologias tem trazido à tona questionamentos sobre a forma como são desenvolvidos os novos negócios. Consumidores exigentes e acesso global aos mercados são algumas das transformações dos negócios contemporâneos que tornam os planos e os projetos tradicionais incapazes de acompanhar essas modificações. Se, por um lado, a sociedade mostra um desenvolvimento nitidamente acelerado em diversos campos, por outro, as organizações, que supostamente devem prosperar em meio a esse cenário social, não acompanham de forma satisfatória essas transformações. Assuntos como modelos de negócios, inovação e estratégia tornam-se emergentes tanto para disciplinas como gestão quanto para o design. E, portanto, faz-se necessário novas interpretações e olhares para a construção de modelos de negócios. Sob essa prerrogativa, o design tem condições de colaborar com esse processo de construção de novos modelos de negócios. Muito pelo seu modo de agir, que está relacionado com maior propensão a correr riscos, assim como por seu olhar multidisciplinar, tanto para os problemas quanto para os projetos. Em relação ao modo como os designers agem, a pesquisa irá colocar uma lente na perspectiva do protótipo, como elemento capaz de revelar novos saberes sobre uma temática. O trabalho utilizou do expediente da prototipagem com ponto central, uma vez que o design se distingue pelo modo como ele opera. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi explorar o papel da prototipagem na modelagem de negócios. Dessa forma, a fim de viabilizar o estudo, foi desenvolvido um workshop, com especialistas da gestão e do design, com o desafio de que os participantes construíssem um modelo de negócios a partir dos materiais disponibilizados. A partir do workshop proposto, foram realizados dois grupos focais, um com gestores e outro com designers, além da gravação dos dois grupos de trabalho que possibilitaram uma discussão sobre o papel dos materiais físicos, bem como o avanço na sofisticação e na compreensão das possibilidades das práticas de design. Os resultados alcançados sugerem que, apesar dos profissionais enxergarem distintas vantagens, ambos vislumbram a atividade produtiva na construção de modelos de negócios. Para os gestores, essa atividade tem maior potencial associada à ideia de finalização do que está sendo produzido, tendo o potencial de revelar novas ideias e sofisticação do modelo. Já os designers entendem que essa atividade faz parte da natureza de fazer design e colabora em
diferentes momentos, sendo uma ótima opção para que pessoas com diferentes competências se entendam a partir do manuseio dos materiais para uma comunicação mais plural e rica. Tem potencial, também, para um processo criativo para que as ideias possam ser concretizadas a partir do recurso da tridimensionalidade, propiciando discussões que não seriam acessadas caso a representação da ideia fosse a partir de outro recurso visual.