Abstract:
As novas tecnologias vêm promovendo mudanças na sociedade e nos negócios, conectando pessoas e dispositivos, e a adoção massiva tem sido a mola propulsora do barateamento do acesso as novas tecnologias. É intuitivo supor que novas abordagens emerjam, abordagens de consumo e utilização pela sociedade dos novos produtos e serviços criados a partir das novas tecnologias, como abordagens estratégicas, de pensar e fazer negócios pelos empreendedores no novo contexto tecnológico. Movimentos neste sentido estão consolidados, como é o caso do varejo online – e-commerce. No Brasil, um movimento emergente, beneficiado por diversos fatores, como o sucesso de iniciativas no exterior, amadurecimento do empreendedorismo e a crise econômica, incentiva a mudança dos negócios no setor financeiro, até então dominado por grandes instituições financeiras tradicionais, e a mudança da forma como a sociedade consome os novos produtos e serviços financeiros, inovações criadas pelas FinTechs (FINTECHLAB, 2017). Este trabalho não tem o propósito de ser conclusivo acerca do tema. Tampouco de ser o mais amplo e profundo enquanto perspectiva teórica. Entende-se que os resultados obtidos nesta pesquisa podem contribuir para o desenvolvimento do setor. Através de abordagem sólida e confiável, serve de subsídio para o desenvolvimento de negócios por empreendedores, organizações exponenciais, grandes instituições financeiras tradicionais e FinTechs, sem que haja dicotomias.