Resumen:
O mercado desafia organizações a se manterem atuando de forma rentável e sustentável. Modelos validados de gestão, estratégia e de negócios estão sendo colocados à prova pela economia contemporânea. A colaboração e a conexão em rede podem auxiliar a inovação de processos corporativos mediados pela tecnologia. Assim, integrar esses conhecimentos parece ser a nova ordem de sobrevivência organizacional. Mas, junto a tais oportunidades, alinha-se um conhecimento capaz de orientar essas novas demandas sociais e empresariais: o design estratégico. Este estudo apresenta como uma empresa que não opera em rede poderá se beneficiar da inovação mediada pela tecnologia para inovar em seus processos. Para isso foram selecionados, extraídos, categorizados e recategorizados processos de empresas globais que operam em rede sob a condução metaprojetual. Em seguida, apresenta-se a empresa focalizada e, a partir disso, são aplicadas diversas ferramentas do design estratégico. Como resultado, são elaborados cenários construídos sob o viés do design estratégico, articulados a partir da construção metaprojetual das empresas analisadas.