Resumen:
As mudanças serão uma constante com a qual pessoas e organizações deverão conviver e o modelo de negócios adotado deve ser capaz de permitir que adaptações sejam feitas na medida em que estas vão acontecendo. Em cada modelo de negócios estará contida pelo menos uma proposta de valor, e a falta de alinhamento entre esta proposta e a forma como ela é percebida pelos clientes pode gerar perda de negócios, além de colocar em risco a sustentabilidade do negócio. Na presente pesquisa objetivou-se levantar quais as possíveis barreiras que impedem o alinhamento entre a proposta e percepção de valor dos associados da ABRH RS, visto que a entidade verifica perda de receita e diminuição de alunos em
turmas presenciais nos últimos exercícios. O referencial teórico que apoia este estudo faz a triangulação entre os temas modelo de negócios, proposta de valor e percepção de valor. Para um melhor entendimento dos fatores que podem desencadear o desalinhamento entre a proposta e percepção de valor foram sugeridas cinco prováveis barreiras. Tais barreiras serviram de base para a pesquisa e foram denominadas como benefícios, comunicação, custos, estrutura e posicionamento. A pesquisa empírica contou com a participação de uma única entidade de desenvolvimento profissional, caracterizando-se como um estudo de
caso único. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório. A análise documental foi realizada antes das entrevistas e teve como objeto as avaliações pós-eventos. Após a realização das entrevistas semiestruturadas com diretores e associados da entidade foi realizada a análise de conteúdo dos dados e os resultados foram os seguintes: evidências indicam que existe um alinhamento mínimo entre a proposta e a percepção de valor, porém necessita ser explorada por uma comunicação focada nos associados. Por fim, a análise dos resultados com a teoria nos mostra que a adoção de propostas de valor por nicho e a posterior comunicação alinhada, poderiam trazer outros públicos e aumentar a percepção de valor destes para com a entidade e seus produtos e
serviços.