Resumen:
As Redes de Atenção à Saúde constituem um método de articulação entre os serviços, que por meio de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam a integralidade no cuidado prestado aos usuários. Esta pesquisa buscou verificar como se articula as Redes de Atenção à Saúde no município de Farroupilha, localizado na região nordeste do Rio Grande do Sul. Objetivo:
elaborar a proposta de um Programa de Educação Permanente em Saúde para o município de Farroupilha com vistas ao fortalecimento e ativação das Redes de Atenção à Saúde. Método: os componentes da pesquisa estavam de acordo com o Quadrilátero da Formação, abrangendo os eixos Controle Social – Atenção – Gestão. O eixo Formação não foi contemplado, visto que não existe instituição formadora no município. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas primeiramente com os usuários (Controle Social) e após análise destes dados, desenvolvido um novo instrumento de coleta a ser aplicado aos profissionais e gestores (Atenção/Gestão). A pesquisa contou com a participação de nove usuários, três profissionais e dois gestores, totalizando quatorze participantes. Para análise dos resultados foi utilizada a análise temática, da qual emergiram duas categorias. Resultado e discussão: a primeira categoria fala sobre as potencialidades e desafios da rede de atenção à saúde do município, tendo como subcategorias a participação do Controle Social e o atendimento na RAS. A segunda categoria analisou a comunicação na Rede de Atenção à Saúde, com suas respectivas subcategorias: potencialidades e desafios do sistema de referência e contrarreferência, comunicação entre a Atenção/Gestão/Controle Social; orientações de alta e prontuário eletrônico. Considerações finais: os resultados revelam falta de conhecimento dos usuários sobre o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde do município e uma falta de comunicação entre os profissionais e serviços. Proposta de intervenção: com base nos achados foi elaborada a proposta do estudo, que contou com a elaboração de um Programa de Educação Permanente para os profissionais e a confecção de uma cartilha educativa ilustrada para auxiliar na orientação aos usuários e novos profissionais.