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CORE-MM: um modelo de crowdsourcing para cidades inteligentes baseado em gamificação

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Autor Orrego, Rodrigo Barbosa Sousa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8674691433749717;
Orientador Barbosa, Jorge Luis Victória;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6754464380129137;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título CORE-MM: um modelo de crowdsourcing para cidades inteligentes baseado em gamificação;
Resumo O surgimento de cidades que utilizam conceitos de tecnologia de ponta em várias áreas tem sido possibilitado graças aos progressos no desenvolvimento de sistemas de tecnologia da informação e comunicação. Avanços nas tecnologias de comunicação wireless e da tecnológica da informação e comunicação em geral oferecem oportunidades para a criação de um modelo de crowdsourcing, para registrar e atualizar recursos de uma cidade, baseado em gamificação para cidades inteligentes, objetivando ampliar a independência das pessoas que necessitam dos recursos das cidades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Esta dissertação aborda o problema do gerenciamento de recursos para cidades inteligentes utilizando crowdsourcing combinada com gamificação. Foi proposto um modelo, chamado CORE-MM, que permite a utilização de técnicas de crowdsourcing para que o gerenciamento de recursos das cidades seja feito pelos próprios cidadãos interessados, sem depender obrigatoriamente de uma organização ou da administração pública, e técnicas de gamificação para que este comportamento de participação neste processo de gerenciamento de recursos seja incentivado. O CORE-MM propõe o uso de crowdsourcing integrado com gamificação, para gerenciar recursos de uma cidade inteligente, com dois objetivos interdependentes: o de motivar a utilização do sistema pelos usuários, e também o de incentivar sua participação no compartilhamento e gerenciamento de informações. O nome CORE-MM significa COllaborative REsource Management Model, que em português significa Modelo de Gerenciamento Colaborativo de Recursos.;
Abstract The emergence of cities that use state-of-the-art technology concepts in various areas has been made possible by advances in the development of information and communication technology systems. Advances in wireless communication technologies and information and communication technologies in general offer opportunities for creating a crowdsourcing model, based on gamification for smart cities, to manage cities resources, aiming to broaden the independence of the people that need the cities resources and improve the quality of life of citizens. This study addresses the problem of resource management for smart cities using crowdsourcing combined with gamification. A model called CORE-MM has been proposed by this study, which allows the use of crowdsourcing techniques so that the management of cities resources is done by the citizens themselves, without necessarily having to rely on an organization or public administration, and techniques of gamification to encourage this behavior of participation in this resource management process. CORE-MM proposes the use of crowdsourcing integrated with gamification to manage the resources of an intelligent city, with two interdependent objectives: to motivate the use of the system by the users, and also to encourage their participation in the sharing and management of information. The name CORE-MM stands for COllaborative REsource Management Model.;
Palavras-chave Crowdsourcing; Gamificação; Cidades Inteligentes; Computação ubíqua; Computação móvel; Gerenciamento de recursos; Modelo; Acessibilidade; Saíde; Recursos de cuidado ; Crowdsourcing; Gamification; Smart cities; Ubiquitous computing; Mobile computing; Resource management; Model; Acessibility; Health; Care resources;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-07-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6813;
Programa Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada;


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