RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Diagnóstico de aplicação da certificação LEED NC® para uma escola de ensino técnico

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Costa, Ânderson Abreu da;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Medeiros, Daniel Reis;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4633003811292169;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Diagnóstico de aplicação da certificação LEED NC® para uma escola de ensino técnico;
metadataTrad.dc.description.resumo O bom momento de expansão que a construção civil está vivenciando, com incentivos fiscais e liberação de verbas por parte do governo federal para diversos financiamentos, tais como: moradias, centros comerciais, obras de arte e de infraestrutura, entre outras, impulsionado cada vez mais pelas questões de sustentabilidade, redução da emissão de gases na atmosfera e a busca por energias renováveis, está gerando cada vez mais uma grande competitividade entre as empresas do ramo. Um dos diferenciais procurados por estas empresas é a “certificação” das suas obras, sendo que no Brasil as certificações mais conhecidas são: AQUA, PROCEL Edifica, Selo Azul da Caixa Econômica Federal e LEED®. No presente estudo, foram utilizados como elementos de análise os critérios estabelecidos pelo LEED NC® (versão 3.0) e realizado um diagnóstico de sua aplicação a um projeto existente, porém ainda não implementado, de uma escola técnica. No diagnóstico desenvolvido foram analisados todos os projetos e memoriais descritivos envolvendo a construção da escola (arquitetônico, estrutural, instalações elétricas e hidráulicas, climatização, drenagem, PPCI e SPDA), além de ter sido realizada a vistoria local na qual foram observados itens relacionados ao espaço sustentável (seleção do terreno, densidade urbana, transportes alternativos e desenvolvimento do espaço). O diagnóstico realizado apontou a possibilidade de obtenção de 23 pontos da certificação LEED NC®, e a incapacidade de certificação devido ao não atendimento de pré-requisitos. Caso fossem aplicadas as melhorias indicadas neste artigo, a pontuação mínima necessária seria possível, existindo assim a possibilidade de certificação LEED NC®.;
metadataTrad.dc.description.abstract Brazil's construction industry is facing now a good moment in history. Incentives are coming from government to develop different types of construction, such as residential and commercial buildings, infrastructure, among others. Sustainability concepts like greenhouse gases emissions reduction and renewable energy are pushing these incentives and increasing the competition among companies from the construction business sector. In order to quantify the sustainability factors considered in their projects, companies are now adopting different green building certification criteria. In Brazil, the most common ones are Aqua, Procel Edifica, Selo Azul and LEED. In this paper, LEED NC was used to evaluate a technical school project and check whether the certification would be feasible. The main projects and memorials were analyzed followed by a site inspection. According to this study, 23 points would be obtained and LEED® certification would not be possible. On the other hand, many improvements opportunities were identified and considered feasible. In this case, LEED® certification would be achieved after project modification.;
metadataTrad.dc.subject LEED®; Construções verdes; Certificação; Sustentabilidade; Green building; Certification; Sustainability;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2011;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6743;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Construção Civil;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas