RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Design estratégico, jogo e criatividade: uma proposta de método processual

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Machado, Rodrigo Najar;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1470543029835106;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Bentz, Ione Maria Ghislene;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6519799563088833;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Design estratégico, jogo e criatividade: uma proposta de método processual;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente dissertação reflete sobre as relações existentes entre criatividade e os processos de design e Design Estratégico. Propõe bases para a elaboração de um método próprio direcionado a contextos de criação coletiva em Design Estratégico e apoiado em elementos como o jogo e o jogo teatral. Reflexões acerca de ideias de Deleuze e Guattari como territórios, desterritorializações e reterritorializações; rizoma e corpo sem órgãos são articuladas com temas como criatividade, jogo, jogo teatral, design e Design Estratégico, seus processos e possibilidades criativas. A partir do estudo teórico destes temas é proposto um método processual chamado DE-SIGN+PLAY. Uma experiência de aplicação prática do método em um grupo de pes-soas formado por designers e não designers busca examinar as repercussões do uso deste método processual em grupos de trabalho em Design Estratégico.;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation presents a reflection on the existing relations between creativity and the processes of both design and Strategic Design. It proposes the basis for its own method towards collective creation in Strategic Design supported by resources such as play and theater games. Reflections upon the ideas of both Deleuze and Guattari such as territories, deterritorializations, reterritorializations; rhizome and body without organs are related to themes such as creativity, play, theater games, design, and Strategic Design, their processes and creative possibilities. Based on the theoretical study of these themes, a procedural method called DESIGN+PLAY is proposed. An applied practical experience is done in a group of both designers and non-designers intending on examining the repercussions of this method in working groups in Strategic Design.;
metadataTrad.dc.subject Design estratégico; Jogo; Criatividade; Processo criativo; Processos de design; Strategic design; Play; Creativity; Creative process; Design process;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-07-31;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6660;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Design;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics