Resumen:
A indústria audiovisual faz parte do conjunto de setores que compõem a economia criativa. Sua atuação baseia-se principalmente no desenvolvimento de projetos e na busca de conciliar o raciocínio objetivo da indústria com o pensamento subjetivo da criação. A complexidade de encontrar o equilíbrio entre estas esferas em um ambiente dinâmico e caracterizado por incertezas configura-se como um desafio para o setor e transparece no seu processo decisório. O presente estudo parte do pressuposto que a indústria audiovisual poderia aprimorar seus processos de projeto se as tomadas de decisões estratégicas fossem apoiadas por instrumentos capazes de conjugar estas visões distintas. O design é um campo que está familiarizado em articular o conhecimento e a criatividade com o propósito de gerar aprendizagem, realizar escolhas e resolver problemas. Dentre os recursos estratégicos que o design utiliza para trabalhar com aspectos divergentes, a construção de cenários apresenta-se como um exercício capaz lidar com múltiplas perspectivas, auxiliar a tomada de decisão e consequentemente aprimorar o processo de projeto. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é compreender como a construção de cenários contribui para a tomada de decisão estratégica no âmbito audiovisual. Para tanto, realizou-se entrevistas com experts do setor audiovisual e foi utilizada a análise de protocolo para explorar a construção dos cenários com a técnica think aloud. Como principais resultados, percebeu-se que os cenários de design atuam como uma ponte estratégica capaz de propiciar a compreensão de conceitos diferentes, esclarecer ideias e negociar critérios. A conversa estimulada pelo exercício promove além da geração de novos conhecimentos a aproximação entre os envolvidos, a qual produz uma sensação de segurança e confiança que são aspectos valorizados na tomada de decisão no audiovisual. Para que sejam alcançados os resultados considerados característicos dos cenários como a amplitude do modelo mental e o deslocamento de antigas visões, a pesquisa indicou que é fundamental que as propriedades da prática sejam bem exploradas e que, em especial, o fator “tempo” seja considerado como uma condição chave para a realização do exercício. Além disso, estudo propõe um modelo conceitual que sintetiza de que maneira a construção de cenários de design pode contribuir com a tomada de decisão estratégica do audiovisual e, eventualmente, contribuir com outras áreas do saber, enriquecendo os conhecimentos sobre este tema.