Resumo:
Numa sociedade cada vez mais midiatizada, surgem igrejas com inúmeras denominações usando o espaço midiático para enviar suas mensagens, tornando-se parte de um novo contexto social, cada vez mais disputado dentro dos meios de comunicação. Algumas dessas igrejas já contam com um know-how evoluído, que vai do campo religioso ao midiático, dominando suas gramáticas e sobressaindo-se entre as demais em relação aos atuais meios de comunicação. Este estudo de caso sobre a Mundial Igreja do Poder de Deus e seu fundador, o Apóstolo Valdemiro Santiago, possuiu como objetivo investigar quais são as estratégias midiáticas e interacionais utilizadas por Valdemiro Santiago no culto da sua igreja, e se essas estratégias classificam a Mundial como uma igreja midiática ou como uma igreja que se utiliza desses meios para somente passar a sua mensagem. Durante o percurso, constatamos também todas as estratégias midiáticas e comunicacionais que foram aplicadas por Valdemiro, tornando-o único ao se comunicar com seu povo. Para obter as respostas desejadas, usamos o método investigativo abdutivo de Peirce, apoiados em uma teoria que se identificasse com o objeto. No transcorrer da tese, fomos surpreendidos com várias situações que ajudaram a compreender de que forma este jeito muito peculiar de fazer religião surge. Num ambiente em que não há lugar para amadorismos, vimos que a Mundial se torna igreja diferenciada por meio da performance de seu fundador e que o momento atual da midiatização da sociedade permite que suas propostas e investidas transformem a Mundial na segunda maior igreja neopentecostal brasileira e ele no segundo pastor mais rico do Brasil. Um mundo de possibilidades onde o individualismo é um vento favorável para este tipo de proposta, e que a religião se torna um empreendimento particular, um discurso e propriedade de uma só pessoa, e que por estar inserido nas práticas das mídias transita por elas com a maior naturalidade nos dois campos. Concluímos, então, que Valdemiro parte para o abraço e inaugura uma nova forma de fazer televisão e religião.