Resumen:
As heurísticas são regras gerais de influência que atuam nas decisões das pessoas. Estudos recentes mostram que elas interferem nas decisões de projeto dos designers, tanto através do uso da memoria ou da imaginação (heurística da disponibilidade), quanto de julgamentos por similaridade (heurística da representatividade). Devido ao fato de designers lidarem com problemas incertos, percebe-se a importância desses profissionais estarem cientes do processo que envolve tais julgamentos intuitivos. Acredita-se que o ensino do autoconhecimento intuitivo, durante os anos de formação dos designers, tem o potencial de prepará-los para projetar com maior consciência dos processos cognitivos envolvidos em suas práticas. Nesse sentido, o presente estudo propôs, como objetivo geral, compreender o funcionamento das heurísticas em estudantes de design nas decisões de projeto, durante o seu primeiro e último ano de formação. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com entrevistas em profundidade, buscando entender o problema através das percepções dos próprios estudantes de design. Como principais resultados, percebeu-se que as heurísticas atuam nos designers em formação, durante todo o processo de projeto. Além disso, elas demostraram estar mais presentes do que o raciocínio, ao tomar decisões projetuais. Quanto a diferença sobre o a influência das heurísticas entre os estudantes do início e do final do curso, observou-se que os alunos cursando o último ano da graduação tinham percepção sobre algumas influências heurísticas. Porém por não terem conhecimento sobre o processo intuitivo, e nem da atuação das heurísticas, os estudantes não sabiam como gerenciar tais influências. Sendo assim, compreendeu-se a importância das instituições de ensino de design incentivarem o desenvolvimento da intuição, buscando integra-lo as habilidades trabalhadas nos seus programas de educação.