Abstract:
A busca por novos mercados, novas tecnologias e a redução dos custos são necessárias para que as empresas consigam sobreviver no cenário de globalização onde as mudanças são constantes. Este trabalho teve como objetivo identificar os critérios utilizados por empresas transnacionais para decisão de alocação de produtos em suas fábricas previamente instaladas, visando a maximização do desempenho econômico-financeiro global. Foi realizado um Estudo de Caso único com objetos incorporados em uma empresa transnacional da indústria de roadbuilding. Foram pesquisadas 3 fábricas localizadas no Brasil, China e Índia, além do headquarter localizado na Suíça. Verificou-se que a gestão da empresa é feita através de decisões seletivas que visam obter vantagens competitivas globais em termos de custos e receitas. Pode-se afirmar que os critérios relacionados à perspectiva econômica, são os mais relevantes no processo decisório de alocação de produtos em suas subsidiárias. A redução dos custos diretos e indiretos relacionados aos produtos, a redução dos custos logísticos e a sobreposição de barreiras tarifárias foram os critérios mais relevantes identificados durante esta pesquisa. Estes critérios indicam a necessidade da empresa de avaliar o custo final ao cliente, para o cálculo de suas margens. Portanto, indica-se o que foi chamado de “landed cost” como um elemento importante na decisão de alocação, sendo este influenciado pelos três principais critérios citados anteriormente. O acesso a manufaturas de baixo custo, acesso a habilidades e conhecimento e acesso ao mercado são critérios relevantes ao caso de decisão de alocação de produtos em plantas previamente existentes. Apresenta-se um modelo geral que leva em conta os inter-relacionamentos de uma Matriz Global de Produtos vs. Geografia vs. Planta de produção. A maximização da performance econômico financeira global se dá através de decisões equilibradas nas perspectivas - manufatura, econômica e ambiental, alinhada com o objetivo estratégico da alocação do produto.