Abstract:
A popularização do uso de redes sociais virtuais em camadas cada vez mais jovens da sociedade vem tornando-se parte do cotidiano. Neste sentido, surgem novas implementações de Rede Social, como a Rede Social Espontânea (RSE). Ao contrário das redes sociais tradicionais, em que as interações sociais geralmente são uma extensão de relacionamentos existentes no mundo real, uma RSE parte da premissa de que não existe necessidade de relacionamento prévio entre os participantes. Considerando que mesmo em grupos formados por participantes que se conhecem de longa data não é possível assegurar qualquer tipo de interação ativa virtual, em redes sociais espontâneas esse fato poderia tornar-se motivo para desestímulo a sua utilização. O presente trabalho tem como objetivo a construção de um modelo capaz de extrair informações de grupos utilizando redes sociais, permitindo determinar o perfil do grupo a partir das informações extraídas dos históricos contextuais dos seus usuários membros, e, com isso recomendar recursos capazes de influenciar a interação entre os membros. Nesse cenário se enquadra o INTERACT, um modelo que possui como principal contribuição científica utilizar os históricos contextuais dos usuários de uma Rede Social Espontânea ou qualquer outra rede social para incentivar interações entre seus participantes. A utilização desses históricos como recurso para potencializar interações foi identificado como um diferencial em relação aos trabalhos relacionados da área os quais, em sua maioria, empregam somente o contexto atual como forma de gerar ações pontuais e sem relacionamento com outros participantes. Para avaliação do modelo, um grupo de voluntários foi convidado a participar de um experimento onde o INTERACT interagiu com o grupo através de um personagem criado. A análise foi realizada quantitativamente e qualitativamente, através da coleta dos números gerados pelas interações entre os participantes, registro de atividades e questionários. Os resultados apontam aumento no volume de interações entre participantes nos momentos de atuação do protótipo. Os participantes ainda relataram a influência positiva das ações do personagem gerenciado pelo protótipo, reconhecido por parte do grupo como "membro" mais influente.