Resumo:
Esta pesquisa aborda o estudo de caso do Grupo Voz. Tem como objetivo compreender as transformações no processo da visibilidade midiática do Grupo Voz através de relações e interações entre sua religiosidade, consumo e materialidade no desenvolvimento de seus conteúdos musicais e comunicacionais e se utiliza da etnografia virtual, como inspiração metodológica. Os conteúdos comunicacionais e artísticos produzidos pela banda, estabelece um diálogo entre os usos que os integrantes fazem das tecnologias de comunicação digital e transformações ocorridas neste processo. Considera o pensamento religioso do Voz e seu entrelaçamento com a estética, o pop e o mercado gospel, perpassados por questões que abordam a visibilidade do grupo. Em um segundo momento, pensa a trajetória e a Materialidade da Comunicação em virtude da emergência dos corpos em um fenômeno comunicacional que relaciona performances, estética, arte e transformações desenvolvidas na relação banda/mídia. Posteriormente, trata das questões de consumo que circundam o objeto empírico e tensões entre crenças e conflitos com o mercado fonográfico, táticas, estratégias e visibilidade. Culmina com a possibilidade de um sistema de visibilidade e seus desdobramentos onde há jogos de poder entre os atores sociais envolvidos e subjetividades que se tornam elementos importantes na compreensão da trajetória percorrida pelos músicos