Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo descrever formas de contribuição do design estratégico para o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade por meio da projetação de negócios no segmento da moda. O Design Estratégico é compreendido como uma área de conhecimento na qual o designer atua em todo processo estratégico da organização e que gera dispositivos de natureza diversa, inclusive modelos de negócio, e considera as relações ecossistêmicas que se estabelecem. O segmento da moda é um setor no qual se observam iniciativas de projetação de modelos de negócio com propósito sustentável, e a partir das relações ecossistêmicas o fenômeno de disseminação dos valores relacionados a sua visão de sustentabilidade. Para compreender como negócios no segmento da moda contribuem para a construção de uma cultura sustentável com a projetação de seus modelos de negócio, foram estudados três casos de negócios sociais neste segmento: Revoada, Colibrii e Tiê Moda Sustentável. O estudo é de natureza qualitativa e sustenta-se no paradigma construtivista-interpretativo. O plano de ação consiste em entrevistas em profundidade e pesquisa documental, além de análise de conteúdo. Como resultados, constatou-se que estes negócios são criados por pessoas que se identificam com a perspectiva da sustentabilidade na vida pessoal e, na projetação do negócio, percebem a possibilidade de praticar e disseminar tal perspectiva. Com isso, percebe-se a influência do designer para transição rumo a sustentabilidade a partir de projetos que estimulem estilos de vida mais sustentáveis e transformação cultural. O designer expressa no modelo de negócio que projeta elementos de sua subjetividade relacionados a sustentabilidade na forma de relações sociais e com o meio ambiente, inclusive não apenas no negócio em si, mas também na cadeia de fornecimento e operações externas para que seu objetivo de impacto positivo seja atingido. Nas relações ecossistêmicas estabelecidas pelo modelo de negócio, os valores sustentáveis são disseminados nas trocas materiais e imateriais, evoluindo a consciência de todos os atores conectados. O modelo de negócio deve ser compreendido como um sistema aberto para recriações de si em função da evolução da consciência gerada a partir das relações ecossistêmicas.