Abstract:
A presente pesquisa teve por objetivo investigar o potencial de mediação de um livro didático de língua estrangeira moderna do PNLD na educação linguística, convocando à práxis (LANTOLF & POEHNER, 2014) entre a teoria sociocultural, como teoria que explica o funcionamento psicológico humano, e a linguística cognitiva, abordagem que busca explicações sobre a natureza dos fenômenos linguísticos a partir de sua interface com as ciências cognitivas. A mediação pode ser compreendida como intervenção, interferência no modo como a atividade irá ocorrer. Construto central na teoria sociocultural de Vygotsky (1978; 2005; 2007), essa perspectiva orienta que a aprendizagem e o desenvolvimento acontecem de forma mediada por artefatos culturais, materiais e imateriais (ou simbólicos), sendo a língua o principal deles. Para Vygotsky, a chave do desenvolvimento da cognição reside na atividade. Assim, sua teoria fundamenta-se, inspirada pelo materialismo dialético marxista, na noção de práxis (VYGOTSKY, 2004), ou prática, que seria o que provoca o aprender, mediante a interação com outras pessoas e com artefatos, em movimentos heterogêneos que se dão de fora para dentro, na direção de uma internalização de saberes. Lantolf e Poehner (2014) advogam em favor da práxis como imperativo pedagógico à área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, defendendo que a noção, preconizando uma prática teoricamente informada, contribui para eliminar a dicotomia entre teoria e prática que tem sido problematizada na linguística aplicada. Considerando os conceitos de práxis e de mediação, a metodologia de investigação desenvolvida consistiu na análise do manual do professor e do livro do aluno para os quatro anos finais do ensino fundamental da coleção didática de língua inglesa Alive! (MENEZES, et al., 2012), aprovada para o PNLD de 2014, à luz de princípios da teoria sociocultural e da linguística cognitiva. O estudo realizado aponta para a presença da práxis na elaboração da coleção Alive!, visto ser a coleção cuidadosamente delineada para a formação continuada do professor e aprendizagem crítica dos alunos, processos projetados no livro didático mediante interlocuções com diferentes autores, teorias e conceitos da linguística aplicada.