Resumen:
O conceito de product-service system (PSS) pode ser caracterizado como a extensão da operacionalidade de um bem físico, agregando-se a ele serviços especializados que permitam a promoção dos serviços oferecidos. Nesse sentido, o contexto de relacionamentos business-to-business (B2B) congrega empresas que compram bens e serviços a serem utilizados na produção/comercialização de outros bens e serviços voltados para o consumidor final. Essas interações permitem ampliar a perspectiva dos relacionamentos, agregando parcerias de longo prazo. Assim, este trabalho tem como objetivo estruturar um modelo que diagnostica o nível de maturidade de uma oferta de PSS por empresas fornecedoras em um contexto B2B. O método de pesquisa utilizado é o estudo de caso múltiplo de caráter exploratório e abordagem qualitativa. A amostra selecionada é composta por dez casos que ofertam soluções por meio do PSS, sendo cinco empresas orientadas para a manufatura e cinco orientadas vpara os serviços. Como resultados, o modelo foi capaz de diagnosticar os níveis de maturidade das empresas investigadas e se apresentou flexível para aplicação em diferentes contextos de negócios. Como contribuições acadêmicas, o modelo avança no sentido de estruturar uma base conceitual que agrega um maior número de critérios a serem considerados para a oferta de PSS, o que ainda não é observado na literatura. Também, colabora por fazer uso combinado de informações qualitativas e de escala categórica para compor os diagnósticos de maturidade. Além disso, permite a identificação do perfil das organizações em relação às práticas de PSS adotadas. Como contribuições
gerenciais, o modelo oportuniza a identificação de potenciais inibidores para o
desenvolvimento de uma oferta de PSS, o direcionamento de prioridades gerenciais
e estratégias e, ainda, a identificação de oportunidades de melhoria para a qualificação da oferta de PSS.