Abstract:
No contexto da educação profissional, a formação de alunos para um mercado de trabalho que busca profissionais capazes de atuar crítica e criativamente apresenta-se como um importante desafio. Com a hipótese de que o design pode contribuir para a resolução do referido problema, o objetivo desta pesquisa de mestrado foi investigar as contribuições da construção de cenários futuros para gerar experiências significativas para os alunos. Os procedimentos metodológicos adotados possuem caráter exploratório qualitativo, tendo sido realizados em cinco etapas de pesquisa: entrevistas com experts, entrevistas com stakeholders, cultural probe para identificação de experiências significativas, workshop de construção de cenários e grupo focal para análise de resultados. Através da realização das entrevistas com dois profissionais representativos do mercado de trabalho, chamados stakeholders, foi possível identificar que a maioria das organizações empresariais valoriza profissionais que apresentam mais do que conhecimento técnico. As habilidades em comunicação, relacionamento e proposição de soluções criativas são diferenciais para as contratações e promoções. Ao entrevistar-se dois experts da área de educação profissional, evidenciou-se que é preciso desenvolver métodos que promovam experiências práticas que gerem sentido ao conhecimento, respeitando os diferentes perfis de alunos. Entre outros aspectos, a pesquisa com o instrumento de design chamado cultural probe evidenciou que a principal expectativa dos alunos é o sucesso profissional. Esperam também que as aulas sejam divertidas, que os professores sejam motivadores e apoiadores. O exercício de construção de cenários futuros foi realizado através de um workshop, tendo como participantes um designer, dois professores e dois alunos. A conversação promovida pelo processo chegou a quatro diferentes cenários, chamados de hi tech, total flex, low tech e tradicional. Os cenários construídos podem ser caracterizados como “futuros possíveis” e positivos, à medida que os elementos projetados promovem interações entre o usuário/aluno e a educação profissional, gerando experiências significativas e alinhadas às demandas dos envolvidos com a área.