Resumo:
A dissertação apresenta o processo de trabalho produzido a partir de um estudo cartográfico ao paciente estomizado e à equipe de Enfermagem, no cenário hospitalar, a partir da implementação de uma intervenção educativo-assistencial, denominada apoiador local. Tal proposta baseou-se nos princípios da integralidade da atenção à saúde e na política de Educação Permanente em saúde. A metodologia utilizada foi a pesquisa cartográfica que permitiu e acompanhou a experiência de encontros significativos entre os atores assistenciais e os usuários, contribuindo na produção de conhecimento inovador, no sentido da problematização de uma prática de cuidados sustentada por uma escuta-sensível de construções coletivas. O trabalho de escrita foi original, uma vez que foi conduzido pelas afetações, reflexões e escutas singulares da autora, frente às vivências clínicas e acadêmicas. O estudo revela que o apoiador local constitui-se como um importante elemento junto à equipe de Enfermagem, ao engendrar ações promotoras de uma atenção mais qualificada em termos tecnoassistencia e na mobilização de ações mais colaborativas nas relações de trabalho.