Abstract:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa acadêmica para obtenção do título de Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Tem como tema de pesquisa as expressões da questão social presentes no contexto da escola pública: olhares sobre a gestão escolar. O objetivo geral é compreender como a escola pública e a gestão escolar atuam frente às expressões da questão social que se manifestam no cotidiano. O referencial teórico é composto pelas categorias educação, políticas educacionais, gestão escolar, políticas sociais e questão social. Dentre os autores estudados, destacam-se: Brandão (2007), Bourdieu (2014), Libâneo (2014), Guimarães-Iosif (2009), Saviani (2010, 2007, 2013), Teodoro (2011, 2013), Lück (2011a, 2011b), Paro (2015, 2001, 2000a, 2000b), Amaro (2011), Szymanski (2011), Bauman (2008), Iamamoto (2010), Castel (1998), Tavares (2007), entre outros. A pesquisa foi realizada em duas escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Novo Hamburgo, que foram escolhidas com base no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ano de 2013. Em cada escola foram realizadas entrevistas com a gestão (diretora e coordenadora pedagógica) e com uma professora indicada pela própria instituição, totalizando seis sujeitos. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo. Também foram efetuadas análises dos registros de expressões da questão social realizados na escola e de documentos utilizados para encaminhar tais expressões à rede de serviços e atendimento. Foi elaborada uma análise por escola, e estas foram chamadas, no âmbito da pesquisa, de Escola A e Escola B. Os resultados se assemelham quanto às expressões da questão social identificadas nas duas escolas. Percebe-se que tais questões derivam do contexto escolar e, principalmente, familiar. As manifestações mais presentes estão relacionadas à falta de comprometimento da família para com a educação dos filhos, à instabilidade dos relacionamentos, aos conflitos entre pais separados, às dificuldades socioeconômicas, ao desemprego e aos problemas de saúde. Evidenciou-se, ainda, que a relação família-escola é fator determinante para o bom desempenho dos estudantes, uma vez que a família atenta ao desenvolvimento dos filhos compreende a importância do processo educativo e formativo que a escola se propõe a realizar.