Resumen:
A pesquisa une a problemática da assimetria de informações existente na relação de agência, analisada com foco na relação entre agente (executivo) e representantes do principal (conselho de administração - CA), literatura de governança corporativa (GC), com o potencial informativo das ferramentas da contabilidade de gestão (CG), literatura de sistemas de controle de gestão (SCG). Nessa linha, assume-se o escopo diversificado de informações financeiras, originadas em tais ferramentas, como redutor da assimetria, permitindo ao conselheiro melhor desenvolver o monitoramento dos executivos e aconselhamento estratégico, tendo como consequência melhor alinhamento entre agente e principal, papel de ferramenta de GC. Objetiva-se determinar se divulgar com maior ênfase informações originadas na contabilidade de gestão para reduzir a assimetria informacional entre executivos e conselheiros melhora o desempenho das empresas. Para isso, a pesquisa utiliza dados de 2014, primários e secundários, de empresas de capital aberto que atuam no Brasil, com abordagem quantitativa, utilizando regressão linear múltipla e regressão logística para testar hipóteses. Os achados indicam que as informações originadas nas ferramentas da CG são divulgadas ao CA das empresas da amostra e contribuem para o desempenho (ROA). Em particular, é resultado da ênfase nas informações originadas nas relações externas da empresa, de concorrentes e dados ambientais, e dados internos sobre processos e atividades, permitindo confirmar a tese apresentada. A pesquisa também analisa determinantes da divulgação e identifica como fatores contributivos a presença de acionistas influentes, dualidade dos principais cargos, porte da empresa, desempenho, volatilidade do setor, prática de auditoria sobre as informações, uso interativo dos controles e a participação nos segmentos de GC da BM&FBovespa. No entanto, a maioria das variáveis ligadas aos acionistas, conselheiros e executivos não alteraram o fluxo de informações, demonstrando certa imunidade em relação às influências desses grupos. A pesquisa contribui para ambas as literaturas, empresas e seus participantes, ao criar uma escala para medir divulgação de informações ao CA, identificar efetivo fluxo de informações e seus determinantes, com benefício ao desempenho das empresas da amostra. Limitados os resultados pelas escolhas metodológicas e à amostra utilizada, ao final a pesquisa sugere a continuidade dos estudos sobre elementos não respondidos.