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Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares

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metadataTrad.dc.contributor.author Luczkiewicz, Claudinilson Alves;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1056426756102014;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Crovato, César David Paredes;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5358345733596307;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola Politécnica;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa objetiva explorar a alternativa de propulsão automotiva elétrica e apresentar uma proposta de utilização de equipamentos industriais produzidos em larga escala que possam ser inseridos no subsistema de propulsão de um veículo elétrico com características populares, para, dessa forma, oferecer uma alternativa de rápida inserção dos veículos em centros urbanos. As características de potência e torque da alternativa proposta foram investigadas através da dinâmica longitudinal veicular e dos equipamentos existentes comercializados. São avaliadas três configurações de propulsão, sendo um propulsor elétrico conectado de forma única, com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras e com quatro propulsores independentes conectados diretamente nas rodas. Foram avaliados também aspectos econômicos, podendo em certos casos apresentar custos atrativos ao consumidor final. Os principais resultados, de acordo com as características técnicas dos equipamentos, a viabilidade econômica e o peso, demonstram que a potência mínima necessária para o desempenho do subsistema de tração deve ser de 33,70 kW com o consumo de energia de 19,10 kWh, estando distribuído na configuração com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras.;
metadataTrad.dc.description.abstract The objective of this study is to explore the alternative of electric automotive propulsion and present a proposal for the use of industrial equipment ever produced on a large scale that can be inserted to the propulsion subsystem of an electric vehicle with popular features, and thus offer an alternative fast integration of vehicles in urban centers. The power and torque characteristics of the alternative proposal were investigated for longitudinal vehicle dynamics and its equipment sold. Three driving settings are evaluated, and an electric thruster connected in a unique way, with two independent propellers connected to the rear wheels and four independent drivers directly connected to the wheels. It is also observed the characteristic of economic viability may present attractive costs to the final consumer. The main results, according to the technical characteristics of the equipment, economic viability and weight, show that the minimum power required for the performance of the traction subsystem should be 33.70 kW with energy consumption of 19.10 kWh and distributed in the configuration with two independent propellers connected to the rear wheels.;
metadataTrad.dc.subject Propulsão alternativa; Veículos elétricos populares; Equipamentos industriais em veículos elétricos; Alternative propulsion; Popular electric vehicles; Industrial equipment for electric vehicles;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Elétrica;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-02-07;
metadataTrad.dc.description.sponsorship UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6095;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica;


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