Resumo:
Sistemas de informação têm sido introduzidos progressivamente nos ambientes de manufatura. Isso advém da necessidade de captar dados, otimizar processos e gerar informações de maneira eficiente, inclusive em tempo real das operações produtivas, visando facilitar a tomada de decisão de gerentes e analistas. O Manufacturing Execution System (MES), denominado Sistema de Controle da Manufatura, pode auxiliar as empresas a captar dados e gerar informações, identificar e melhorar seus resultados. Entretanto, o simples acesso a um sistema de informação não garante vantagem. Portanto, para obter resultados consistentes é necessário alinhamento a jusante e a montante entre estratégias e táticas às práticas de produção com os sistemas de informação disponíveis no chão-de-fábrica. Neste sentido, esta pesquisa buscou
responder ao problema de pesquisa como determinar o foco das funcionalidades que compõem os pilares de um MES para à satisfação dos objetivos estratégicos da manufatura?; sendo o MES representado pelos pilares e suas funcionalidades e estratégia da manufatura representada pelas prioridades de competência da manufatura. O objetivo geral consistiu em elaborar uma modelagem que possa distribuir importâncias entre as funcionalidades que compõem os pilares de um MES para aplicações industrias. O método de pesquisa utilizado foi a modelagem qualiquantitativa e as técnicas de coleta de dados foram entrevistas, aplicação da Analytic Hierarchy Process (AHP) e escala Likert, e grupo focal. A modelagem desenvolvida possibilita identificar um vetor de importância entre funcionalidades e um quadrante entre aplicação e melhoria destes vetores. Com isso, permite que as empresas que possuem ou buscam implantar sistemas MES e aplicadores de sistemas MES possam identificar quais elementos de medição e controle da manufatura mais representam os objetivos estratégicos da manufatura; além de contribuir ao avanço em pesquisas acerca de MES e estratégia da manufatura. Esta modelagem foi aplicada em duas empresas que datam o uso do MES de onze e oito anos, com produto e processos diferentes. Os resultados obtidos foram considerados consistentes e representativos à realidade das empresas.