Abstract:
A tese tem como objetivo compreender como a escola se constitui e dialoga com a comunidade e que mudanças ocorreram depois da sua implantação. Por se tratar de uma proposta etnográfica, procurou-se levar em conta os quilombolas como sujeitos e não como vítimas do processo histórico. A base teórico-metodológica firmou-se numa abordagem fenomenológica entendida como construção de experiência vivenciada, configurando-se como pesquisa qualitativa, respeitando a história de vida dos interlocutores. O estudo destaca a contribuição da escola no processo de desenvolvimento social da comunidade, através das análises das entrevistas realizadas com gestores, técnico educacional (pedagogo), professores, egressos da escola, moradores mais idosos e líderes comunitários. A inserção no campo empírico, que nos dias de aulas em períodos de cheia do rio ou na vazante, nas reuniões pedagógicas, assembleia ordinária da associação comunitária, na festa da padroeira juntamente com o pároco da comunidade foi salutar para compreender o objeto de estudo. Como resultado dos dados analisados foi possível constatar que a escola tem um valor incalculável para o desenvolvimento social da comunidade, pois a partir da proposta voltada para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana a escola de Saracura ganha visibilidade e conquista espaços.