Resumo:
A abordagem das Capacidades Dinâmicas (CD) tem recebido grande atenção por parte de pesquisadores, como importante referencial de estudos teóricos e empíricos no campo de estratégia. Porém, algumas lacunas persistem, em especial em relação à sua visibilidade e operacionalização no campo empírico. A tese tem o objetivo de analisar a contribuição da Aprendizagem Baseada em Práticas (ABP) para o desenvolvimento das Capacidades Dinâmicas, no contexto de organizações de saúde. Para atender este objetivo, foi realizado um estudo de caso do tipo interpretativo em uma organização hospitalar do sul do Brasil. A pesquisa foi desenvolvida em 3 fases, com uso de diferentes técnicas de coleta de dados: 19 entrevistas, 2 grupos focais, shadowing com 4 participantes e Análise conjunta com 15 participantes. A abordagem de pesquisa qualitativa exploratória (primeira fase) proporcionou a análise da multiplicidade de saberes das práticas cotidianas dos diferentes atores na organização. A partir deste primeiro olhar para dentro das práticas, foram identificados os microprocessos organizacionais. A abordagem analítica qualitativa (segunda fase) teve como propósito sintetizar e também validar os principais achados, os saberes das práticas (microprocessos), tendo em vista a importância que esses exercem no atendimento ao paciente e na visibilidade que essas práticas conferem em termos de percepção de valor do paciente em relação ao Hospital, portanto tratam-se de “práticas estratégicas”. O estudo de cunho descritivo (terceira fase), possibilitou a descrição do fenômeno dentro de um contexto realista, para que, a partir da análise dessas práticas estratégicas, os participantes pudessem identificar as capacidades e os eixos prioritários de investimento. No contexto desta tese, as CD de maior relevância identificadas foram a Qualidade e segurança, a Prevenção dos eventos adversos e a Aprendizagem, sendo que a dimensão Qualidade e segurança assumiu a maior importância para os participantes. Associados a essas CD, vários dos microprocessos elencados nas fases anteriores foram (re)alinhados, como sendo elementos fundamentais para desenvolver as capacidades. O argumento desta tese, apresentado em um framework, é que os microprocessos, oriundos dos saberes construídos nas práticas, são os elementos fundamentais para o desenvolvimento e visibilidade das CD e representam, portanto, um novo olhar que permite identificar e entender os microfundamentos. Contudo, essa construção das CD e seus respectivos microfundamentos somente fazem sentido em organizações cuja a prática tem caráter estratégico. Em outras palavras, quando o cliente percebe valor a partir das ações/rotinas oriundas dos saberes da prática, como é caso do segmento de serviços, e mais especificamente, para esse estudo, o setor de cirurgia do Hospital.